O analfabetismo funcional é um problema grave em muitos países ao redor do mundo, incluindo o Brasil. Esse termo se refere à incapacidade de uma pessoa de ler, escrever e compreender informações básicas para o seu dia a dia. Ao contrário do analfabetismo completo, que é a incapacidade de ler e escrever, o analfabetismo funcional se refere a pessoas que possuem uma habilidade mínima de leitura e escrita, mas que não conseguem aplicar essas habilidades de forma prática.

Isso significa que uma pessoa com analfabetismo funcional pode ser capaz de ler algumas palavras ou frases simples, mas pode ter dificuldades para compreender um texto mais longo ou seguir instruções mais complexas. Além disso, essa pessoa pode ter dificuldades para escrever um texto com coerência e coesão, bem como para interpretar e produzir gráficos e tabelas.

Esse problema é especialmente preocupante porque pode afetar a vida das pessoas em diversas áreas, como a educação, o trabalho, a saúde e até mesmo o exercício da cidadania. Por exemplo, uma pessoa com analfabetismo funcional pode ter dificuldades para entender um contrato de trabalho ou para preencher um formulário de saúde. Além disso, ela pode ter dificuldades para ler e entender notícias e informações importantes para a sua vida em sociedade.

A solução para esse problema que aumentou muito nos últimos anos é não pular etapas no desenvolvimento cognitivo das crianças, assim que a criança for capaz de ler sozinha, incentive a leitura em voz alta, faça leituras compartilhadas, peça sempre para ele(a) narrar o que leu novamente e abuse de livros vivos com repertório que possam enriquecer o seu vocabulário.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Políticas de privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.